Países da América Latina dominaram o ranking que definiu as rotas de voos mais turbulentas de 2024, segundo o site especializado Turbli. Com seis dos 10 trechos pertencentes ao Chile e à Argentina, a viagem entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar da lista.
O estudo da Turbli usou dados de previsão de turbulência da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) e do serviço meteorológico UK Met Office para montar a lista. Com isso, analisaram cerca de 10 mil rotas, entre os 550 maiores aeroportos do mundo, durante um ano.
Leia mais:
-
De infarto a morte a bordo: como é a rotina de um médico de cruzeiro?
-
Como agir em caso de acidente aéreo? Especialistas dão dicas
-
Como é feita a comida de avião? Conheça os bastidores de fábrica em Guarulhos
Em 2023, o Chile também ocupou o topo do ranking de rotas mais turbulentas do mundo com o trecho entre Santiago (SCL) e Santa Cruz (VVI), na Bolívia — o único da América Latina que apareceu no levantamento da época. Em 2024, a rota contrária, entre Santa Cruz (VVI) e Santiago (SCL), apareceu em sétimo lugar.
Além de trechos próximos às Cordilheiras dos Andes, o Nepal, Butão e a China dividiram as outras posições no ranking de 2024, aparecendo em quinto, sexto, nono e décimo lugar.
Ranking específicos do levantamento
O estudo também abrangeu outras categorias, como as rotas mais turbulentas por continente, distância e região.
Na categoria que abrangia a América do Norte, a pesquisa considerou o trecho entre Albuquerque (ABQ) e Denver (DEN), nos Estados Unidos, como o mais turbulento. Na América do Sul, a rota entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar.
Na Europa, o percurso entre Nice (NCE) e Genebra (GVA) ficou no topo do ranking. Na Ásia, o primeiro lugar foi de Catmandu (KTM) e Lhasa (LXA). Já na África, Durban (DUR) e Joanesburgo (JNB); e na Oceania, Christchurch (CHC) e Wellington (WLG).
Nenhuma cidade brasileira apareceu no ranking de 2024. Já em 2023, o Brasil dominou o ranking da América do Sul, com trechos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Florianópolis (FLN) ocupando seis posições na lista.
Além dessas, em 2023, a rota entre Cape Town (CPT) e São Paulo (GRU) foi considerada a sexta mais turbulenta na categoria de longa distância. Na categoria de média distância, a viagem entre Florianópolis (FLN) e Santiago (SCL) era a nona mais turbulenta. Todas ficaram de fora do ranking atual.
Veja top 10 rotas mais turbulentas do mundo de 2024
- Mendoza (MDZ) – Santiago (SCL);
- Córdoba (COR) – Santiago (SCL);
- Mendoza (MDZ) – Salta (SLA);
- Mendoza (MDZ) x San Carlos de Bariloche (BRC);
- Catmandu (KTM) – Lhasa (LXA);
- Chengdu (CTU) – Lhasa (LXA);
- Santa Cruz (VVI) – Santiago (SCL);
- Catmandu (KTM) – Paro (PBH);
- Chengdu (CTU) – Xining (XNN);
- San Carlos de Bariloche (BRC) – Santiago (SCL).
Confira destinos para viajar em 2025
The post América Latina domina ranking de voos mais turbulentos do mundo em 2024 appeared first on CNN Brasil V&G.