A lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 foi revelada nesta quinta-feira (14) e, entre as casas selecionadas, oito restaurantes brasileiros se destacam entre o 51º e o 100º lugar.
Da lista divulgada, a casa brasileira mais bem colocada é o Manu, em Curitiba. Capitaneado pela chef Manu Buffara, o restaurantes ajudou a colocar a capital paranaense no mapa gastronômico do país e serve um menu degustação com base em insumos vegetais e com foco na sustentabilidade. A chef, inclusive, foi eleita a Melhor da América Latina em 2022.
Em seguida vem o D.O.M., restaurante de Alex Atala na capital paulista. A casa aparece na 67ª posição e ajudou a catapultar o Brasil no cenário internacional. Os menus que correm no endereço são sempre pautados em diferentes regiões do Brasil e em ingredientes nacionais.
Na 68ª posição figura o Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que fazem releituras de pratos típicos da Bahia e que foram pioneiros em colocar a capital baiana no radar dos principais prêmios internacionais.
Dentro do Belmond Copacabana Palace, o Cipriani aparece em seguida, no 77º lugar. Liderado pelo chef italiano Nello Cassese, chef executivo do hotel e Diretor Culinário da Belmond na América do Sul, o restaurante tem como missão trazer a Itália mais perto do Brasil em receitas caprichadas.
Novidade na lista, o Notiê, em São Paulo, está na 85ª posição. O restaurante fica no topo do Shopping Light, no centro da capital, e tem como chef Onildo Rocha, que realiza diferentes temporadas com menus degustação focados nos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, que já correu na casa.
Em 87º lugar está o Mocotó, restaurante do chef Rodrigo Oliveira que foi pioneiro em colocar a comida nordestina sertaneja no prato e difundi-la na capital paulista. No ano passado, a casa, situada na Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo, comemorou os 50 anos.
De volta a Salvador, o Restaurante Manga aparece na 90ª posição. O endereço no boêmio bairro do Rio Vermelho é liderado pelos chefs Dante e Kafe Bassi, que apostam na sazonalidade e em uma Bahia contemporânea.
Por fim, o Oro, do chef Felipe Bronze, aparece na 91ª posição. O restaurante, situado no Leblon, no Rio, serve desde 2010 uma cozinha brasileira de vanguarda, com foco em matérias-primas que passam pelo fogo.
Confira os restaurantes brasileiros e suas respectivas posições na lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024:
- 60º lugar: Manu (Curitiba)
- 67º: D.O.M. (São Paulo)
- 68º: Origem (Salvador)
- 77º: Cipriani (Rio de Janeiro)
- 85º: Notiê (São Paulo)
- 87°: Mocotó (São Paulo)
- 90º: Restaurante Manga (Salvador)
- 91º: Oro (Rio de Janeiro)
Confira abaixo todos os colocados entre as posições 51 e 100:
Leia mais
-
CNN Viagem & Gastronomia estreia 8ª temporada e alcança 100 episódios
-
Oito bares brasileiros estão entre os 500 melhores do mundo em 2024
-
17 chefs brasileiros estão entre os melhores do mundo em 2024
50 Best no Rio de Janeiro
Além da lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, outros três prêmios paralelos já foram revelados.
No início de outubro, a chef Marsia Taha Mohamed foi eleita a Melhor Chef da América Latina pela organização. Ela é da Bolívia e ex-chef do Gustu, restaurante na capital La Paz.
Já o restaurante Tuju, em São Paulo, foi honrado com o prêmio de hospitalidade, o Gin Mare Art of Hospitality Award, que será entregue na cerimônia presencial do evento. Por fim, o restaurante Clara, em Quito, no Equador, foi eleito o restaurante “One to Watch”, atribuído a negócios em ascensão, que possuem potencial excepcional e uma trajetória promissora.
Pela segunda vez consecutiva, o Latin America’s 50 Best Restaurants acontece no Rio de Janeiro, com evento marcado para a noite de 26 de novembro. Na ocasião, será revelada a lista com os 50 melhores restaurantes da América Latina.
Vinícola espanhola é eleita a melhor do mundo, e chilena 2ª do ranking
The post 8 restaurantes brasileiros estão na lista estendida dos melhores da América Latina appeared first on CNN Brasil V&G.