Em sua quarta edição, o Padocaria-SP 2024 escolheu com a ajuda direta do público somado ao olhar técnico de um corpo de jurados a melhor padaria de São Paulo.
A premiação foi idealizada pela dupla Eduardo Maya (chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco) e Miguel Icassatti (jornalista e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco) e elegeu ainda as “instituições gastronômicas” preferidas de cada região e de mais oito categorias. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira (5), em um evento realizado na sede do Sampapão.
A grande campeã do Padocaria SP de 2024 foi Ceci, também eleita a melhor da Zona Sul e que já levou o prêmio em outros anos. Na Zona Norte, a ganhadora é a Arizona Pães, enquanto a da Zona Oeste foi Forno Fecchio; no Centro, Galeria dos Pães; e na Zona Leste, Vera Cruz.
Leia mais:
-
Da Itália ao mundo: a história e como o panetone se tornou um ícone natalino
-
Dia da Esfiha em São Paulo: 12 lugares imperdíveis para comer a delícia árabe
-
Mercadão de Pinheiros se reinventa mais uma vez e ganha novos restaurantes
Escolhidos apenas pelo voto popular, as vencedoras nas categorias da primeira fase são: Ceci, na categoria Café, apresentado por Nestlé Professional; Arizona Pães na Pãozinho, apresentado por Nita; Estado Luso na Pão na Chapa; Vera Cruz na Pizza de Padaria; Cepam em Serviço de Frios; e Pá D’ouro no Time de Chapeiros. Nas categorias estreantes deste ano, Academia do Pão levou o melhor Pão de Fermentação Natural, apresentado por Nita, e Big Pão Express o melhor Sonho, apresentado por Bunge.
Nesta edição do concurso, outras novidades foram o desafio do Melhor Pão na Chapa com Catupiry, apresentado por Catupiry, em que Arizona Pães foi a campeã, além do destaque de Padaria Sustentável, em parceria com a plataforma Food To Save, em que foi escolhida a Casa Nápoles como a melhor padaria a atender aos critérios de combate ao desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e de recursos naturais, impacto social positivo da Padocaria-SP. As padarias “Hors Concours”, ou seja, estabelecimentos que já foram três vezes campeões anteriormente no concurso em uma mesma categoria, também foram homenageados: Cepam e Merci, respectivamente tricampeãs nas regiões Leste e Oeste, e Estado Luso, que venceu três vezes na categoria Melhor Pãozinho.
A eleição aconteceu em duas etapas. Na primeira, no mês de setembro, foram cerca de 61 mil votos do público via site dos quais 36 mil válidos – ou seja, que foram confirmados por e-mail ou validação via contas do Google ou da Meta – nas categorias de forma livre e apontou mais de 800 padarias só pela plataforma digital. Já na segunda, em outubro, cerca de mais 30 mil votos elegeram as melhores padarias selecionadas entre as cinco mais votadas na fase 1 em cada região. Aqui, além do público, um corpo de jurados especializado participou da escolha.
Sobre os realizadores
Eduardo Maya é gastrônomo há mais de 20 anos e tem na bagagem ao menos dois grandes sucessos: o concurso Comida Di Buteco, criado em 2000 e hoje presente em mais de 20 cidades brasileiras, e o mais Festival Aproxima, que desde 2014 promove a gastronomia mineira integrando toda cadeia produtiva do estado, aproximando todos os seus elos.
Miguel Icassatti é jornalista – foi crítico de bares da Playboy e da Veja São Paulo, editor de Veja Comer & Beber e cofundador do caderno Paladar (Estadão); é sócio da revista Gula e o idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, que desde 2015 realiza o Festival Cultura de Boteco.
Brasil tem quatro pizzaiolos entre os 100 melhores do mundo em 2024
The post Ceci ganha concurso de melhor padaria de São Paulo appeared first on CNN Brasil V&G.