Uma das figuras mais ativas na cena gastronômica de Paraty, Ana Bueno chegou na cidade fluminense ainda adolescente. Sem planos de ser cozinheira, começou a fazer quitutes para vender. Conseguiu um posto como repórter em uma TV local e, por meio de uma entrevista, conheceu o marido, que lhe propôs trabalho no restaurante da família, o Banana da Terra.
Ana assumiu as panelas após a saída da sogra e partiu para a Europa atrás de cursos profissionalizantes, assim como teve aulas com Laurent Suaudeau em São Paulo. Três décadas depois, o restaurante é um ícone de Paraty e comemora 30 anos com uma série de jantares e projetos com a comunidade. Hoje ela ainda é o nome por trás do Café Paraty, no centro histórico, e da Casa Paratiana, dentro do Alambique da Cachaça Paratiana.
A chef também organizava o festival Folia Gastronômica e passou a atuar em vários projetos voltados para a comunidade, como o Escola de Comer, com objetivo de melhorar a merenda nas escolas municipais; o Mapa do Gosto, que promoveu o mapeamento de produtores da região; e o Mulheres da Costeira, que forma mulheres para serem microempreendedoras individuais.
Além de seu envolvimento com a comunidade local e da rotina em seus restaurantes, Ana experimenta outros sabores pela cidade e compartilha seus locais prediletos para comer bem em Paraty:
Leia mais
-
A vez da charcutaria artesanal – até de peixes!
-
Restaurante Banana da Terra celebra 30 anos como ícone em Paraty
-
Fasano Angra dos Reis: turismo de experiência e ilha privativa para hóspedes
-
Pupu’s Panc Party
View this post on InstagramA post shared by PUPU’S PANC PARTY (@pupuspancparty)
Um jantar no restaurante do chef Bernardo Artuzzo não pode faltar na sua visita a Paraty. O restaurante, que fica dentro do Sandi Hotel, é bonito e conta com uma escultura de peixe no teto do artista plástico Nadaleto.
A culinária do Pupu’s é cheia de peixes frescos, muitas PANCs (plantas alimentícias não convencionais), flores da Mata Atlântica e de sabores únicos. É uma cozinha autoral e moderna.
Pupu’s Panc Party: (dentro do Sandi Hotel) entrada pela Rua do Comercio, Centro Histórico – Paraty, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (24) 99266-2221 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h30 e a partir das 18h.
-
Thai Brasil
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Thai Brasil (@thaibrasilrestaurante)
O Thai Brasil é um restaurante tailandês que é sucesso em Paraty, fruto da alemã Marina Schlaghaufer. Com ingredientes locais, woks a todo vapor e um ambiente descolado, a comida nos ganha pela leveza e pelos sabores fortes próprios da cozinha thai.
O ambiente colorido que une a cozinha e o salão ao jardim fica dentro de um casarão no Centro Histórico.
Thai Brasil: Rua do Comércio, 308 A – Centro Histórico, Paraty – RJ / Tel.: (24) 3371-2760 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 18h.
-
Gastromar
Na Marina Porto Imperial, o restaurante da chef Gisela Schmitt conta com produtos locais e frescos, incluindo frutos do mar da Baía de Paraty. Com ótimos drinques e uma vista privilegiada para as embarcações e o mar, o local tem uma decoração colorida, divertida e elegante.
Vale dizer ainda que a chef é quem comanda o Sem Pressa, uma embarcação equipada com cozinha que é palco para experiências gastronômicas em alto-mar.
Gastromar: BR 101, km 578,5 – Marina Porto Imperial, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99844-3788 / Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 12h às 22h; sexta, sábado e domingo, das 9h às 22h; fechado de segunda e terça; alta temporada e feriados o local funciona todos os dias, das 8h30 às 23h.
-
Quintal das Letras
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Quintal das Letras (@quintaldasletrasparaty)
O Quintal das Letras é o restaurante da Pousada Literária, no Centro Histórico. Criado pela chef carioca Cláudia Mascarenhas, o espaço tem uma pegada rústica chique, sendo a recomendação perfeita para uma noite especial.
Do ambiente ao cardápio, o restaurante privilegia os ingredientes locais, inclusive produtos orgânicos cultivados na Fazenda Bananal em todos os pratos.
Restaurante Quintal das Letras: Rua Tenente Francisco Antonio, 362 – Centro Histórico, Paraty – Rio de Janeiro / Tel.: (24) 3371-2616 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 13h às 23h.
-
Restaurante Recanto Caiçara
Não penso duas vezes se estiver passeando pelo mar: o almoço no Recanto Caiçara é certeza de comida fresca, boa e atendimento cuidadoso. Só se chega aqui através de barco, em que fica próximo à Praia do Engenho.
A chef Cida Rocha é caiçara, conhece as receitas típicas, é casada com um pescador e faz com esmero todos os pratos propostos no cardápio, desde a lula, passando pela casquinha de siri e indo até a moqueca. Também destaco os ótimos drinques com cachaças locais.
Restaurante Recanto Caiçara: Praia do Engenho D’água, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99884-5916 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: de quarta a segunda no período do almoço.
The post Onde os chefs comem? Com Ana Bueno, do Banana da Terra, em Paraty appeared first on CNN Brasil V&G.