O concurso Comida di Buteco ganhou oficialmente o status de Patrimônio Cultural, Gastronômico e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O título foi reconhecido por meio de lei sancionada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na segunda-feira (3) e posiciona o evento como um dos maiores concursos de comida de bar do estado.
A competição soma 24 anos e foi criada em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de resgatar os botecos autênticos e de reiterá-los como protagonistas da sociabilidade brasileira. A disputa anual é realizada entre os meses de abril e maio.
Leia mais
-
Em Ipanema, Nossa Senhora da Paz é o quarteirão dos bons bares e botecos
-
Vinhos e petiscos de boteco: saiba quais as melhores combinações
-
Onde comer coxinha em São Paulo? Daniela Filomeno indica suas prediletas
A expansão do evento ocorreu em 2008, quando Rio de Janeiro, Salvador e Goiânia passaram a fazer parte do concurso. No geral, a edição de 2024 se espalhou por 27 circuitos em mais de 40 cidades e reuniu mais de 1.100 botecos ao redor do Brasil – o estado do Rio contou com 143 bares participantes.
Os vencedores regionais da edição de 2024 do Comida di Buteco podem ser conferidos neste link. A final com o grande vencedor nacional está marcada para o dia 2 de julho.
Dinâmica do concurso
O concurso é realizado em duas etapas: a primeira é regional, em que a votação é feita pelo público e por jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, eles são visitados e avaliados por outro corpo de jurados, para eleger, então, o “Melhor Buteco do Brasil”.
Os votos são dados tanto pelo público quanto por jurados que visitam os estabelecimentos. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. As notas vão de um a dez e levam em conta atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco tem 70% do peso da nota e as demais categorias possuem 10% cada.
The post Concurso Comida di Buteco se torna Patrimônio Cultural do RJ appeared first on CNN Brasil V&G.