O Guia Michelin fez sua estreia oficial no México nesta terça-feira (14) ao revelar sua primeira seleção de restaurantes estrelados no país. Ao todo, dois restaurantes receberam duas estrelas e 16 uma estrela.
Outros seis estabelecimentos foram condecorados com uma estrela verde, que chancela esforços sustentáveis, e outros 42 entraram para a lista Bib Gourmand, que aponta boas cozinhas a um bom custo-benefício.
O guia avaliou restaurantes da Cidade do México e das regiões de Oaxaca, Baja California, Los Cabos e de Nuevo León. De pontos gastronômicos com pratos tradicionais e tacos a estabelecimentos mais sofisticados e contemporâneos, o guia destaca que o México prova ser um destino “cheio de sabor e de talento”.
Leia mais
-
Paraíso escondido no México permanece desconhecido para maioria dos viajantes
-
Flórida ganha 9 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin
-
Guia Michelin elege os 146 melhores hotéis da Itália
Restaurantes duas estrelas Michelin no México:
O Quintonil e o Pujol foram os estabelecimentos honrados com duas estrelas Michelin nesta primeira seleção do guia. Ambos ficam na Cidade do México e são figurinhas carimbadas entre os melhores da América Latina.
Liderado pela dupla Jorge Vallejo e Alejandra Flores, o Quintonil foi aberto em 2012 e leva o nome de uma erva comestível nativa de Oaxaca. De cozinha mexicana moderna, o restaurante evoca os sabores tradicionais do país por meio de produtos frescos e regionais em um menu que respeita a sazonalidade. Há também um menu-degustação que muda de tempos em tempos.
Algumas receitas levam ainda insetos comestíveis que chegam em preparos surpreendentes e lotados de sabor e de textura. Vale dizer que vários dos insumos são coletados na horta urbana ao lado da casa, que possui fachada discreta e um salão de tons claros.
Já o Pujol, pilotado pelo chef e proprietário Enrique Olvera, apresenta releituras contemporâneas de clássicos da gastronomia mexicana e preconiza o trabalho de pequenos produtores. Os ingredientes são provenientes de vários cantos do país, como peixes de Veracruz e de Baja California e milho crioulo de Oaxaca.
Tudo isso resulta em um menu omakase (inspirado na cultura japonesa) que pode mudar diariamente – o milho é a única matéria-prima fixa no cardápio, assim como ocorre com o rodízio de tacos no balcão do bar.
Restaurantes uma estrela Michelin no México:
Na Cidade do México, o Rosetta é um dos 16 restaurantes que receberam uma estrela Michelin nesta primeira seleção do guia. Comandado por Elena Reygadas, eleita a melhor chef do mundo no ano passado pelo 50 Best Restaurants, o restaurante ocupa um casarão histórico no bairro de Roma.
A cozinha criativa trabalha com pratos feitos para serem compartilhados e que mudam de acordo com as temporadas. Massas e reinterpretações de tamales e de moles estão entre as especialidades.
Também na Cidade do México, a taqueria El Califa de León entrou para a lista de casas com uma estrela. Com uma trajetória que se alonga por mais de 50 anos, o pequeno local é destacado pelo guia por conta de seus tacos simples e bem-feitos, com carnes e tortillas caprichadas. Proteínas como bife, costela de porco e costela bovina estão entre as carnes que podem ser escolhidas.
Na região de Quintana Roo, na Riviera Maya, entrou para a lista ainda o HA’, restaurante dentro do Hotel Xcaret, a pouco tempo de Cancún. O menu-degustação é assinado pelo chef Carlos Gaytán, que aplica toques franceses a pratos com sabores e ingredientes mexicanos, em que se destacam as “combinações ousadas e criativas”, segundo o guia. A lista de vinhos mexicanos também é ressaltada.
Confira os 16 restaurantes com uma estrela Michelin no México:
Cidade do México
- Em
- Esquina Común
- Rosetta
- Sud777
- Taquería El Califa de León
Baja California
- Animalón
- Conchas de Piedra
- Damiana
Baja California Sur
- Cocina de Autor Los Cabos
Nuevo León
- KOLI Cocina de Origen
- Pangea
Oaxaca
- Los Danzantes Oaxaca
- Levadura de Olla Restaurante
Quintana Roo
- Cocina de Autor Riviera Maya
- Le Chique
- HA’
A seleção completa com os restaurantes do Guia Michelin no México pode ser conferida através do site e do aplicativo.
Prêmios especiais
A cerimônia da primeira seleção de restaurantes estrelados no México também distribuiu alguns prêmios especiais a chefs do país. Enrique Olvera recebeu o prêmio de “Chef Mentor” por seu trabalho com outras dezenas de profissionais em sua cozinha no duas estrelas Pujol.
A chef Thalía Barros Garcia foi honrada com o prêmio de “Jovem Chef”, já que possui pouco mais de 20 anos e se destaca pelo trabalho no Levadura de Olla Restaurante, com uma estrela em Oaxaca.
Felipe Acevedo recebeu o prêmio de “Coquetel Excepcional” pelo trabalho no KOLI Cocina de Origen, em Nuevo León, em que propõe harmonizações com ou sem álcool junto do menu da casa. Já o prêmio de “Melhor Sommelier” foi para Lauren Plascencia, do Animalón, com uma estrela na região de Baja California, em que oferece vinhos mexicanos da região e de baixa intervenção.
Por fim, o prêmio de “Melhor Serviço” foi para a dupla Reyna Venegas e Marcelo Hisaki, do Restaurante Amores, situado na região de Baja California e presente na lista de estabelecimentos recomendados pelo guia.
The post Restaurantes do México recebem primeiras estrelas do Guia Michelin appeared first on CNN Brasil V&G.