Vídeo mostra uma audiência onde um preso fingindo deficiência se assusta com um homem vestido de urso e se levanta da cadeira de rodas! Juiz teria autorizado o teste, mas será que isso é verdade?
O vídeo tem pouco mais de 2 minutos de duração e já foi visto milhões de vezes desde o final de 2021. Nele podemos ver um trecho de uma audiência no momento em que o juiz autoriza a entrada de um policial fantasiado de urso para assustar um detento em uma cadeira de rodas. O propósito do teste, aparentemente, seria verificar se o réu é cadeirante mesmo ou se ele estaria mentindo para conseguir uma redução da sua pena.
Será que esse vídeo é real?
@syed_sibtain_ali
#AmericanJudge dont miss End. #wheelchair #usa #usapolice
♬ original sound – Sibtain Ali سیّد
Verdade ou mentira?
O vídeo que sempre volta a ser compartilhado foi publicado no final de 2021, em um perfil do TikTok chamado @cozyjamest, criado pelo publicitário norte-americano James Tumbucon. O canal reúne vídeos roteirizados e feitos com atores sobre diversas situações.
Na publicação original, feita em dezembro de 2021, o vídeo tem mais de 54 milhões de visualizações:
@cozyjamest
He LIED about being in a WHEELCHAIR!!
#bear #court #StepandFlex
♬ original sound – James
Note, no vídeo abaixo, que o mesmo rapaz que estava representando um detento, agora interpreta o juiz:
@cozyjamest
She DID WHAT??!!
♬ original sound – James
Aqui, ele é um militar:
@cozyjamest
Military homecoming ruined!
#DuetDoWet #military
♬ original sound – James
Um mês antes da publicação feita no canal do James Tumbucon, outro criador de conteúdo, o Jibrizy, postou um vídeo com o mesmo roteiro em seu perfil no Facebook:
Conclusão
O vídeo que mostra um falso cadeirante sendo desmascarado por um policial fantasiado de urso durante audiência é falso!
O post Juiz coloca policial fantasiado de urso no tribunal para testar réu cadeirante! Será verdade? apareceu primeiro em E-farsas.