Estar à mesa, rodeado de boas companhias e saboreando um excelente vinho, é sinônimo de viver bem. Com o crescente interesse em compartilhar esses momentos, as confrarias de vinho surgem como uma excelente opção para quem deseja conhecer novas pessoas, integrar-se com colegas de trabalho ou fortalecer laços de longas amizades.
Como já abordei anteriormente nesta coluna, o vinho é um “universo” historicamente dominado por homens. No entanto, ao longo dos anos, a balança de gênero tem se equilibrado, e, se depender do aumento das confrarias femininas que estão surgindo por todo o Brasil, esse caminho será percorrido ainda mais rapidamente.
Pensando nisso, separei 4 confrarias de vinho exclusivas para mulheres que são realizadas em São Paulo e que compartilham experiências junto às taças.
1 – Gatto pra elas
A “Gatto pra elas” é uma confraria promovida pela Gatto Figa Pizza Bar, em São Paulo. O evento reúne cerca de 20 mulheres duas vezes por mês nas dependências da pizzaria para apresentar novos vinhos, degustar novas uvas e conhecer surpreendentes harmonizações.
Ainda em 2024, a confraria fez uma parceria com a importadora Mistral e apresentou vinhos da família Garces Silva, dona dos famosos vinhos chilenos “Boya” e das taças da cristaleria austríaca, Riedel. A experiência foi liderada pela sócia da casa, Cida Montagner.
Gato Figa: Rua Luís Góis, 1625 – Mirandópolis / Tel.: (11) 5587 1360
Leia mais:
-
Como é feita a comida de avião? Conheça os bastidores de fábrica em Guarulhos
-
7 perguntas para Fernando Seixas, o guardião do vinho do Porto
-
Receita de bacalhau confitado com cerejas frescas do chef Felipe Caputo
2 – Confraria da Helô
A confraria da Helô é assinada pela diretora de marketing da importadora Decanter, Heloísa Hermann, uma grande apaixonada pelo mundo do vinho. O momento é destinado para mulheres que estão começando a beber vinho ou àquelas que já são conhecedoras da enologia.
Segundo a idealizadora, a ideia é desviar dos assuntos técnicos e “densos” e promover um ambiente mais “casual e informal”.
“Por aqui as mulheres se apresentam, falam um pouco o que fazem, qual a conexão com o vinho. Depois, eu conto um pouco da história do produtor, falo como são feitas as degustações técnicas e aí batemos um papo, trocamos ideias sobre vinhos e outros assuntos em geral, também”, disse Heloísa.
Os encontros ocorreram nas sedes da importadora em São Paulo, Rio de Janeiro e em Blumenau (SC), mas o objetivo é expandir para demais regiões do Brasil.
Cada confraria possui um tema predefinido. Para participar há cobrança de uma taxa de participação que é convertida em crédito para compras na enoteca. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da confrade.
Decanter São Paulo: Rua Joaquim Floriano, 838, Itaim / Tel.: (11) 3702-2020
3 – Degustação Literária
Literatura e vinho: dois universos que se complementam. Uma boa história e uma taça memorável criam uma experiência sensorial única, capaz de encantar tanto a mente quanto o paladar. Aliás, grandes poetas e escritores ao redor do mundo costumam celebrar suas obras por meio do “líquido das uvas”.
Em uma roda de conversa regada a ótimos rótulos, a sommelière Luiza Portela organiza a confraria partindo de dois pressupostos: livros clássicos e/ou conceituados e vinhos que podem ser conectados com a história.
A Degustação Literária dá preferência para títulos e rótulos nacionais. Recentemente, três livros da autora Carla Madeira foram os protagonistas dos encontros: “A gente já falou, por exemplo, do ‘Véspera’ que conta a história de dois irmãos, Caim e Abel. Eles são gêmeos, mas completamente diferentes com a mesma mãe – que no meio que dá suporte para toda esta história. Aí, colocamos para degustar um vinho nacional que se chama Jatobá. Ele vem de um ‘jatobá’ que está entre dois vinhedos da uva syrah. Como a gente sabe, a syrah se comporta de formas diferentes entre os dois lados e eles fizeram um blend das duas produções, uma total conexão com a história debatida”, pontuou Luiza.
A confraria ocorre em Barueri, São Paulo. Quer participar? Acesse o perfil do Instagram.
4 – Degustando com Flávia Maia
A confraria surgiu quando um grupo de amigas decidiu se aprofundar no mundo do vinho e aprender a escolher rótulos de qualidade para compartilhar em diferentes ocasiões, além de, é claro, descobrir as melhores harmonizações.
Os encontros proporcionam uma rica troca de experiências, oportunidades de networking e boa gastronomia.
A sommeliére Flávia Maia é quem tem a chancela dos vinhos degustados e a responsável por, uma vez ao mês, promover o evento em algum restaurante da capital paulista.
Para fazer basta gostar de vinhos, ter mais de 18 anos e se divertir muito! Informações no perfil do Instagram.
*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia
Sobre Stêvão Limana
Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator
The post Um brinde a elas: conheça 4 confrarias de vinho para mulheres em São Paulo appeared first on CNN Brasil V&G.