A primeira seleção de restaurantes do Guia Michelin em Doha chegou oficialmente a capital do Catar neste mês de dezembro. Ao todo, 33 restaurantes fazem parte desta primeira edição.
Dois restaurantes receberam a primeira estrela Michelin, enquanto outros quatro receberam o selo Bib Gourmand, que avalia endereços com boas cozinhas a um bom custo-benefício. Outros 27 entraram para as recomendações do guia.
A cerimônia foi sediada em um dos salões do Raffles Doha, hotel que ocupa parte de um edifício em forma de duas espadas gigantes.
Leia mais
-
Restaurantes de Nova York, Chicago e Washington recebem estrelas Michelin
-
Latin America’s 50 Best Restaurants: argentino Don Julio é o número 1 de 2024
-
Itália tem novos restaurantes no Guia Michelin, incluindo três estrelas
Restaurantes estrelados em Doha
View this post on InstagramA post shared by IDAM by Alain Ducasse (@idambyalainducasse)
Dois restaurantes da capital do Catar receberam as primeiras estrelas Michelin. Um deles é o Jamavar, restaurante indiano original de Mayfair, em Londres.
Situado dentro do Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel, na área de Corniche, o local é supervisionado pelo chef Surender Mohan e possui um extenso cardápio que abrange todas as regiões da Índia. O guia destaca que a casa utiliza “ingredientes finos” e entrega “sabores ousados”. A especialidade é o Laal Maas, um pernil de cordeiro preparado lentamente durante oito horas.
O outro endereço condecorado com uma estrela Michelin é o IDAM by Alain Ducasse, no último andar do Museu de Arte Islâmica. De assinatura de Alain Ducasse, quem está à frente da cozinha é o chef francês Fabrice Rosso, que serve menus degustação sazonais de inspiração francesa com toques da cultura catari.
Muitos dos pratos são preparados à mesa e, segundo o guia, os componentes são “requintados em todos os sentidos”, incluindo as sobremesas, como ravióli de chocolate e laranja. O bartender da casa, Robi Ratan, recebeu ainda o prêmio de Coquetéis Excepcionais.
Restaurantes Bib Gourmand e destaques
Quatro restaurantes de Doha receberam o selo Bib Gourmand. O Isaan é um deles: dentro do Grand Hyatt Hotel, o amplo endereço foca na cozinha tailandesa. Quem comanda o local é a chef Sirijan Saelee, que recebeu o prêmio de Jovem Chef do guia.
No quarto andar do Museu Nacional do Catar, o Jiwan também entrou para a seleção Bib Gourmand. Aqui, os comensais podem desfrutar de pratos catari com toques modernos.
O Argan, localizado em um hotel boutique a beira do Souq Waqif, mercado tradicional com produtos típicos do Oriente Médio, está na lista e serve pratos marroquinos. Receitas como tagine e cuscuz marroquino são as especialidades.
Por fim, o Hoppers também recebeu o selo. No centro da cidade, a casa é uma unidade do restaurante londrino de mesmo nome e foca em especialidades do Sri Lanka e do sul da Índia. Curries acompanhados de dosas são alguns dos carros-chefes.
Entre os destaques dos restaurantes recomendados pelo guia aparecem nomes famosos, como o Zuma, Nobu e o Coya.
O asiático Morimoto, do chef japonês Masaharu Morimoto, com casas em Las Vegas, Cidade do México e Bordeaux, consta na relação e recebeu o prêmio de Melhor Serviço, direcionado para o gerente geral Paulo Bastos.
Confira a relação completa de restaurantes do Guia Michelin em Doha neste link.
Restaurante no Rio é eleito o melhor italiano do mundo fora da Itália
The post Restaurantes de Doha recebem as primeiras estrelas do Guia Michelin appeared first on CNN Brasil V&G.