As aves migram para o norte no outono e para o sul na primavera, mas, no verão, brasileiros, argentinos e até mesmo uruguaios migram para o leste. Ou melhor dizendo: para Punta del Este e arredores, na região de Maldonado, no Uruguai.
Desde outubro, muitos projetos de temporada retomaram suas atividades. Alguns funcionam até a Páscoa, enquanto outros operam apenas de dezembro a fevereiro.
O fluxo de turistas aumenta, assim como os preços em geral — é a alta temporada, afinal. Mas nesta época os dias são lindos e longos: entre dezembro e janeiro, o sol nasce por volta das 5h15 e só se põe às 20h.
Leia mais
-
Do café da manhã ao brunch: 4 lugares com pães deliciosos em Montevidéu
-
Conheça a cidade de Carmelo, o paraíso do enoturismo no Uruguai
-
O que fazer no Uruguai com as crianças? Veja dicas e serviços
Embora a água do mar permaneça fria, a grande amplitude térmica permite aproveitar a praia sob um sol de 30ºC e, à noite, desfrutar de temperaturas amenas que podem chegar a 15ºC, acompanhadas de uma bela taça de vinho e um jantar agradável.
A vida noturna na região também se torna animada, oferecendo diversas possibilidades, que vão de baladas a jantares especiais.
Durante o dia, além das praias, é possível visitar vinícolas, praticar kitesurf, surf ou stand-up paddle, hospedar-se em meio à natureza ou simplesmente explorar os 600 km de litoral do Uruguai. Esse trajeto revela paisagens deslumbrantes e, em alguns trechos, praticamente desertas, entre Punta del Este e a fronteira com o Brasil, com paradas imperdíveis em La Paloma, Cabo Polônio e Punta del Diablo.
Para quem pretende permanecer na região de Maldonado, entre Punta del Este e José Ignacio, deixo algumas sugestões de lugares que ficam abertos especialmente neste período, além de uma dica sobre eventos especiais que ocorrerão em dezembro na vinícola Alto de la Ballena.
Confira 6 locais nos arredores de Punta del Este com programação especial para o verão:
Restaurante Gualicho
Completando a segunda temporada em La Barra, o Gualicho se define como uma cozinha mestiça, com mistura da cultura europeia e latino-americana, principalmente do Pacífico. A cozinha fica por conta do casal Marcelo Elzaurdia e Raquel Funes, chef e confeiteira que trabalharam em Barcelona, San Sebastián, Bilbao, Ilhas Baleares e Suíça. Em Zurique trabalharam no Barranco, um prestigiado restaurante peruano, e no Kle, restaurante vegano com estrela Michelin.
No menu, é possível provar opções interessantes, como o tempurá de polvo com abacate e azeite de chorizo de Leon; gnocchi com huancaína e pesto de tomate; ou os canelones de camarões ao ajillo com creme defumado de parmesão e sweet chilli.
A hospitalidade fica por conta da sommelierè Sandra Elzaurdia, completando o serviço com boas opções de vinhos de pequenos produtores locais.
Gualicho – Cocina Mestiza: Duende Azul y Los Sueños, 10, 20000 La Barra, Departamento de Maldonado, Uruguai / Funcionamento na alta temporada: terça a sábado, das 19h às 22h30; sábado e domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h30 / Reservas pelo Whatsapp: +598 94 906 467
Restaurante Nur
A apenas 10 minutos da costa, o Luz é um espaço em José Ignacio que se define como “Culinary Wine Lodge”. Ou seja, é um espaço requintado, cercado por vinhedos, oliveiras, pinheiros e vegetação, dedicado à hospedagem, vinho e gastronomia, além de ser palco de eventos privados ao longo do ano.
Dentro dele está o restaurante Nur, comandado pelo chef Juan Manuel Mayolo. O menu inclui tapas, um omakase de carnes uruguaias e o chef’s table, disponíveis quase o ano todo. Seguindo o conceito de quilômetro zero, o restaurante prioriza ingredientes locais e sazonais.
No verão, porém, o destaque é o jantar no bosque em uma longa mesa de nove metros, que acomoda até 26 comensais. O ambiente estimula a interação entre os convidados, como uma grande festa, com pratos compartilhados no centro da mesa. Os jantares especiais ocorrem duas vezes por semana, com tudo incluso, e os valores variam entre US$ 180 e 200 (cerca de R$ 1.080 e 1.200) por pessoa.
E como nem só de comida se vive, de 2 de dezembro até o fim de março, o espaço apresenta uma proposta única: o Nur Under The Stars. Todas as primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, um filme é exibido ao ar livre, acompanhado, é claro, por gastronomia de alta qualidade e vinhos selecionados.
Nur – LUZ Culinary Wine Lodge: Camino Escuela 41, José Ignacio, Departamento de Maldonado, Uruguai / Horários variam de acordo com cada evento, consulte site / Reservas pelo telefone +598 99 401 210
Parador La Huella
É impossível falar do verão no leste sem mencionar o Parador La Huella. Quando inaugurado, no inverno de 2001, o povoado de José Ignacio era um pequeno e pacato vilarejo de pescadores, bem diferente do destino sofisticado que é hoje. Naquela época, as ruas eram de terra, havia poucas casas, e o local exalava uma atmosfera rústica.
Mais de 20 anos depois, o La Huella se mantém firme à beira da praia Brava, conquistando neste ano o 55º lugar na lista estendida do Latin America’s 50 Best Restaurants. Ao longo dos anos, a casa formou dezenas de cozinheiros da região e se tornou um dos destinos gastronômicos mais emblemáticos do Uruguai.
Embora permaneça aberto na maior parte do ano, durante o verão o restaurante funciona diariamente e é especialmente disputado na noite de Ano Novo.
No almoço, encanta pela vista deslumbrante do mar. À noite, o ambiente pé na areia, iluminado por luzes baixas e embalado pela brisa marítima, confere um charme único à casa. Na cozinha, o destaque vai para as receitas do mar, preparadas na brasa, com forte influência do renomado chef Francis Mallmann.
Entre as sugestões mais pedidas estão o polvo grelhado — macio, perfeitamente temperado e acompanhado por batatas rústicas — e o peixe do dia, sempre preparado com maestria. Mariscos frescos e vegetais assados na brasa também são escolhas certeiras, mas a casa oferece ainda cortes de carne e uma estação de sushi.
Para a sobremesa, o icônico volcán de dulce de leche é a estrela, uma deliciosa combinação de doce de leite assado que foi copiada por diversos restaurantes.
Parador La Huella: Los Cisnes, 20402 Faro de José Ignacio, Departamento de Maldonado, Uruguai / Funcionamento atual: todos os dias, das 12h30 às 16:30; sexta e sábados também das 20h às 23h30 / Reservas pelo telefone +598 093 544 898 ou pelo site.
Restaurante Marismo
Contemporâneo do La Huella e também localizado em José Ignacio, o Marismo é comandado pelo chef e proprietário Federico Desseno, funcionando de novembro até a última semana de fevereiro.
O Marismo não possui paredes — é uma experiência única em meio à natureza. Situado em um cenário rústico, cercado por dunas de areia e vegetação nativa, o restaurante ganha um charme especial à luz de velas e fogueiras.
No centro, fornos de barro construídos pelo próprio chef compõem a essência do lugar. Federico Desseno é uma das principais referências mundiais quando o assunto é fogo, forno a lenha e comida preparada na brasa. O chef argentino, que chegou ao Uruguai ainda jovem para trabalhar com Francis Mallmann, fez do país sua casa e inspiração.
A cozinha do Marismo reflete essa trajetória. Os pratos são elaborados em grelhas e fornos a lenha, conferindo um toque defumado e autêntico às empanadas, pizzas, provoleta e ao famoso cordeiro, assado lentamente até atingir a perfeição.
O menu é enxuto e sazonal, mudando com frequência conforme a disponibilidade e a qualidade dos ingredientes locais, garantindo frescor e autenticidade em cada experiência gastronômica.
Marismo: Ruta 10, Km 185, José Ignacio, Maldonado, Uruguai / Funcionamento atual: de quarta a segunda-feira, a partir das 19h30; sábado e domingo, também a partir das 12h / Reserva: +598 44 862 273 ou pelo site.
Mostrador Santa Teresita
-
1 de 2Forno a lenha do restaurante Mostrador Santa Teresita • Giuliana Nogueira
-
2 de 2Prato do Mostrador Bodega José Ignacio, restaurante dentro da Bodega Oceánica José Ignacio • Divulgação
O Mostrador Santa Teresita está localizado no coração do balneário de José Ignacio, e é daqueles lugares agradáveis a qualquer hora do dia. Pena que o que é bom dura pouco: a casa é uma das últimas a abrir para a temporada e uma das primeiras a fechar. Em 2025, a previsão é que funcione até o fim de fevereiro.
Por outro lado, o restaurante opera quase o dia inteiro. No café da manhã, os clientes podem desfrutar de uma mesa repleta de delícias — pães artesanais, folhados e tortas — além de opções preparadas na hora, como sanduíches e ovos. A combinação da atmosfera praiana com a excelente gastronomia transforma o café da manhã no Santa Teresita em uma experiência inesquecível.
No almoço, a casa comandada pelo chef argentino Fernando Trocca segue um conceito descontraído e prático. O cliente escolhe uma das proteínas preparadas na parrilla e complementa com dois ou três acompanhamentos, selecionados diretamente em um balcão. As opções variam entre saladas frescas, vegetais grelhados e pratos sazonais, sempre com ingredientes locais e frescos.
Já os jantares são ocasionais, mas a casa oferece, entre 16h30 e 19h, um serviço mais leve, semelhante ao do café da manhã.
E para quem visita a Bodega Oceánica José Ignacio, uma dica: há uma operação similar ao Santa Teresita por ali, o Mostrador Bodega José Ignacio. Também temporário, o restaurante é conduzido pela mesma equipe e utiliza ingredientes frescos produzidos na propriedade da vinícola somando a gastronomia aos vinhos e azeites de alta qualidade da bodega.
Mostrador Santa Teresita: Camino Las Garzas, 20402 Faro de José Ignacio, Departamento de Maldonado, Uruguai / Funcionamento: ainda não revelado / Informações pelo telefone: +598 4486 2861;
Mostrador Bodega José Ignácio: informações pelo site.
Vinícola Alto de La Ballena
E por falar em vinícolas, a Alto de La Ballena, localizada a 30 minutos de Punta del Este, oferece uma vista deslumbrante da região e uma programação especial nesta época do ano, além das tradicionais degustações.
No dia 21 de dezembro, acontece o lançamento do Albariño da safra 2024, com uma degustação de vinhos premium da vinícola durante o pôr do sol, acompanhada por música ao vivo. O evento também contará com a degustação do caviar uruguaio Black River, além de outros produtos artesanais locais, como empanadas, croquetas caseiras e uma paella de mariscos. O valor por pessoa é de 3.900 pesos, aproximadamente R$ 540.
Para os dias 24 e 31 de dezembro, a vinícola preparou almoços especiais, com valores em torno de 130 dólares (R$ 780) com reservas antecipadas. Os menus e reservas podem ser solicitados via WhatsApp pelo número +598 94 410 328. Mesmo para visitas regulares, é altamente recomendável agendar com antecedência.
Bodega Alto de La Ballena: Ruta 12, Km 16,4; Sierra de la Ballena, Maldonado, Uruguai / Contato: visitas@altodelaballena.com e WhatsApp +598 94 410 328 / Horários devem ser confirmados com a vinícola.
*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.
Sobre Giuliana Nogueira
Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè, mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.
Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator
The post Punta del Este e arredores: 6 locais com programação especial para o verão appeared first on CNN Brasil V&G.