A Alma Mater, da Cervejaria Stannis, com sede em Jaraguá do Sul (SC), foi eleita a melhor cerveja artesanal do Brasil em 2024. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (6) e faz parte da final da quarta Copa Cerveja Brasil, concurso independente de cervejas artesanais realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
A vencedora recebeu a medalha de ouro “Best of Show”, considerada a melhor do concurso pelo júri especializado. A bebida é classificada como uma cerveja sour e selvagem, de aspecto claro e de fermentação mista. Ela é resultado de uma blond ale fermentada com levedura convencional e levedura Brettanomyces.
A Alma Mater foi considerada a melhor cerveja artesanal do país entre 268 rótulos nacionais classificados para a decisão final.
Antes, foram realizadas etapas regionais do concurso em todas as cinco regiões brasileiras, com um total de 1.060 amostras de cervejas.
“O nível do concurso foi altíssimo. As medalhistas refletem a qualidade e a diversidade que compõem a cerveja artesanal brasileira”, comemora Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.
Leia mais
-
Tempos de Margarita: como surgiu um dos coquetéis mais icônicos do mundo?
-
Cervejaria Stannis homenageia mulheres em rótulos premiados
-
Tour especial e degustações chegam à cervejaria da Heineken no Paraná
Medalhas de prata e bronze “Best of Show”
A final da quarta Copa Cerveja Brasil distribuiu o prata e o bronze para outras duas cervejas entre as melhores do concurso.
A medalha de prata “Best of Show” foi para a Canoa Quebrada, produzida pela 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR). A receita tem inspiração no estilo gose alemão com adição de caju, dando um toque brasileiro à bebida. Ela leva malte de trigo, tendo baixo amargor, em que se revela ácida, com final salgado.
Já a medalha de bronze “Best of Show” ficou com a Walfänger Doppelbock, da Cervejaria Walfänger, de Ribeirão Preto (SP). A cerveja é de baixa fermentação, em que o malte confere dulçor e notas tostadas.
A cerimônia ocorreu na sede da Academia da Cerveja, em São Paulo. “Alcançamos nosso principal objetivo, reunir parceiros do mercado para celebrar a excelência da produção nacional”, diz Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura da Ambev.
Como as cervejas foram escolhidas
Etapas regionais da Copa Cerveja Brasil ocorreram ao longo do ano, em que foram distribuídas medalhas de ouro, de prata e de bronze dentro de cada categoria de cerveja.
As cervejas que receberam medalhas de ouro foram então avaliadas novamente para compor o “Best of Show”. Nesta etapa, os jurados escolheram três cervejas de cada uma das cinco regiões nacionais.
Confira como ficou o pódio do “Best of Show” em cada região:
Centro-oeste
- Ouro: Cajueira – Hop Beer Capital (Brasília, DF)
- Prata: Dark Lager – Cruls Cervejaria (Santa Maria, DF)
- Bronze: Caminho do Viajante 2 – Cruls Cervejaria (Santa Maria, DF)
Nordeste
- Ouro: Lagoa Gose Goiaba – Cervejaria Turatti (Fortaleza, CE)
- Prata: Torta de framboesa com maracujá – Cervejaria Turatti (Fortaleza, CE)
- Bronze: Fiducanso – Cervejaria Uçá (Aracaju, SE)
Norte
- Ouro: Azedinha Cupuaçu e Cumaru – Cervejaria Uriboca (Belém, PA)
- Prata: Café das Almas – Barbudos (Ananindeua, PA)
- Bronze: Imperial IPA Erva Chama – Amazon Beer (Belém, PA)
Sudeste
- Ouro: Amburana Dream Lager – Cervejaria LBS (Linhares, ES)
- Prata: Tripulante – Cervejaria Marés (Americana, SP)
- Bronze: Carranca goiaba e framboesa – Cervejaria Marés (Americana, SP)
Sul
- Ouro: Porter Series, Dementadora 1 – Cervejaria Salva (Bom Retiro do Sul, RS)
- Prata: Scarlett Flanders – Cervejaria Stannis (Jaraguá do Sul, SC)
- Bronze: Himmel Pilsen – Himmel Bier (Estrela, RS)
Etapa final
Todas as medalhistas, de todas as regiões, categorias e tipos de medalha, foram avaliadas novamente por um júri diferente em São Paulo para a etapa final nacional.
Passaram pelo julgamento um total 268 rótulos. Deste número, 17 cervejas receberam a medalha de ouro, as quais ganharam inscrições para representar o Brasil na World Beer Cup, tido como o maior concurso cervejeiro do mundo. A cerimônia com os ganhadores da competição mundial está marcada para 1º de maio de 2025 em Indianápolis, nos Estados Unidos.
As 17 cervejas com medalha de ouro foram então avaliadas uma última vez para compor o “Best of Show”, em que apenas três rótulos entraram no pódio com as melhores do país.
Ao todo, o concurso recebeu 1.060 amostras de cervejas de 137 cervejarias, espalhadas em 89 cidades de 21 estados e do Distrito Federal. Foram inscritos 139 estilos de cervejas.
14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo
The post Cerveja artesanal de Santa Catarina é eleita a melhor do Brasil appeared first on CNN Brasil V&G.