O vinho chileno Don Melchor 2021, um Cabernet Sauvignon da Viña Don Melchor, foi eleito o melhor vinho de 2024 pela Wine Spectator. A renomada publicação divulga a lista dos 100 melhores vinhos desde 1988, sendo esta a segunda vez que um exemplar do Chile lidera o ranking.
Nos últimos 12 meses, a equipe da publicação avaliou cerca de 10.500 vinhos do mundo todo. Para entrar na lista dos 100 melhores, os exemplares foram avaliados de acordo com a qualidade, o valor, a disponibilidade e o potencial de surpreender.
Leia mais
-
Atacama: o fascínio dos gêiseres e o Vale dos Cactos no deserto
-
Vinícola espanhola é eleita a melhor do mundo e chilena é vice do ranking
-
Conheça vinhedo secreto no meio de Paris, onde bebida tem “um ar de mistério”
O Don Melchor é feito pela Viña Don Melchor, cujo vinhedo se localiza na denominação de origem Puente Alto, no Vale do Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes. O vinhedo pertence à comuna de Pirque, a cerca de 21 km de Santiago.
Segundo a descrição da Wine Spectator, a safra 2021 do Don Melchor tem um núcleo “ricamente texturizado de sabores de framboesa e ameixa”, o qual mostra “precisão e acidez suficiente para manter o final navegando em torno de taninos bem integrados e toques de cacau”.
Em nota, a vice-presidente de Vinhos Finos da Viña Concha y Toro, Isabel Guilisasti, celebrou a conquista. “Don Melchor soube carregar com orgulho, excelência e elegância um grande Cabernet Sauvignon chileno, cuja origem e legado remontam a mais de 150 anos de história, e cujas videiras foram trazidas de Bordeaux, na França”.
O Don Melchor 2021 marcou a 35ª safra do vinho chileno, o qual chegou ao mercado brasileiro em junho deste ano. O vinho sai por R$ 1.399 no e-commerce oficial da Don Melchor no Brasil.
No começo do ano, a Viña Don Melchor lançou uma experiência de enoturismo dentro da propriedade, incluindo degustações e almoço na Casona Don Melchor, que data do final do século 19 e que foi a residência de verão de Melchor de Concha y Toro, fundador da Concha y Toro.
Destaques da América do Sul
Além do rótulo chileno, outros seis vinhos da América do Sul entraram na lista dos 100 melhores do ano da Wine Spectator. Eles são de vinhedos do Chile e da Argentina. Nenhum vinho brasileiro consta no ranking.
Confira os vinhos sul-americanos na lista dos 100 melhores de 2024 da Wine Spectator:
- 1º lugar: Viña Don Melchor Cabernet Sauvignon Puente Alto Puente Alto Vineyard
- 30º: Kaiken Malbec Mendoza Ultra
- 36º: VIK Milla Cala Millahue
- 39º: Viña Cobos Cocodrilo Corte Mendoza
- 58º: Viña Tabali Sauvignon Blanc Limarí Valley Vetas
- 64º: Viña Mayu Syrah Elquí Valley Gran Reserva Don Mauro Vineyard
- 87º: Bodega Mil Suelos Estancia Uspallata Igneo Mendoza
Confira todos os vinhos do ranking neste link.
Viagem de trem pela Itália tem experiência com chef estrelado
The post Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator appeared first on CNN Brasil V&G.