Mais de 260 picos com mais de 3.000 metros de altitude, trilhas abertas por povos indígenas há milhares de anos, parques nacionais impressionantes e florestas exuberantes — sem falar nas ondas épicas do Pacífico, que percorrem quilômetros até chegar às praias perfeitas para surfar. Pode parecer um relato sobre o Chile, Nova Zelândia ou até mesmo da Califórnia, mas, na verdade, é uma descrição de Taiwan, uma ilha que surpreende com sua natureza e espírito aventureiro.
Embora seja quase do tamanho da Bélgica ou Massachusetts, Taiwan oferece uma grande variedade de experiências. Além disso, depois de uma boa dose de adrenalina, é possível relaxar com conforto em acomodações climatizadas, recarregar as energias e aproveitar uma gastronomia de alto nível em hotéis e resorts localizados em áreas naturais deslumbrantes.
Leia mais:
-
Indonésia tem viagem de trem pouco conhecida, mas com bom custo-benefício
-
“Viajantes de ferro”: chineses trocam avião por longas viagens de ônibus e trem
-
Como é escalar Monte Chimborazo, o ponto mais próximo das estrelas?
“Diversos fatores contribuíram para o crescimento rápido dos esportes ao ar livre em Taiwan,” explica Kate Chen, da administração de turismo da ilha.
“A diversidade de paisagens é ideal para várias atividades de aventura, e o tamanho de Taiwan permite chegar aos destinos em poucas horas, facilitando a exploração.”
Michael McCreesh, fundador da agência de turismo Taiwan Outdoors, complementa: “Durante a pandemia, mesmo com as fronteiras fechadas, as pessoas começaram a explorar o próprio país, e vimos um aumento expressivo no interesse de jovens por trilhas e ciclismo.”
Essa nova onda de descobertas não ficou restrita aos locais — turistas internacionais também estão se encantando com a natureza de Taiwan.
Refúgios de bem-estar e natureza
Acampar na natureza ou fazer trilhas de mochila é possível, mas o grande destaque são os luxuosos resorts em locais remotos.
No coração do desfiladeiro de Taroko, por exemplo, o Silks Place Taroko oferece conforto cinco estrelas com spa, piscinas internas e externas, sessões de ioga e até um clube infantil. Tudo isso a poucos passos de trilhas icônicas, como a Baiyang Trail, com seus túneis e cachoeiras, e do templo Hsiang-Te, que parece saído de um cenário de filme.
Já no centro da ilha, o Lalu, às margens do Lago do Sol e da Lua, combina suítes elegantes com vistas panorâmicas para as montanhas e lareiras aconchegantes para os dias mais frios.
O hotel também organiza transportes para trilhas desafiadoras, como Shuishe Great Mountain e Maolan Mountain, além de proporcionar experiências culturais com as comunidades indígenas Thao e Bunun.
Perto de Taipei, o Volando Urai Spring Spa & Resort, no distrito de Wulai, é uma joia escondida a menos de uma hora do centro da cidade. Com restaurantes premiados, spa e banheiras privativas de águas termais, o resort é o ponto de partida ideal para trilhas que levam a templos elevados, florestas exuberantes e cachoeiras.
Onde a natureza é protagonista
Taiwan abriga 10 parques nacionais e 19 áreas de recreação florestal, com paisagens que vão de costas dramáticas e atóis de coral a florestas subtropicais e montanhas.
Entre os destaques está o Parque Nacional de Taroko, famoso pelo desfiladeiro de mesmo nome, um cânion impressionante esculpido pelo Rio Liwu. Seja percorrendo a sinuosa rodovia Zhong Bu ou caminhando por trilhas suspensas e túneis, cada passo revela um cenário único.
Para uma experiência ainda mais singular, é possível fazer um passeio de caiaque ao amanhecer pelas imponentes falésias de Qingshui, que abraçam a costa do Pacífico.
Taiwan pode ser uma ilha pequena, mas é um gigante quando se trata de beleza natural, aventura e bem-estar.
Enquanto isso, o ponto mais alto de Taiwan domina o céu sobre o Parque Nacional Yushan. Com quase 4.000 metros de altitude, a montanha Jade é a quarta insular mais alta do mundo, superando o famoso Monte Fuji em alguns metros.
“O melhor nascer do sol que já vi foi no pico da Montanha Jade, acima das nuvens, no Parque Nacional Yushan,” conta Nick Kembel, escritor e fotógrafo canadense que vive na ilha e autor do aguardado “Nick’s Taiwan Travel Guide & Itineraries”.
No extremo sul da ilha, o Parque Nacional de Kenting é conhecido por seu clima tropical, formações rochosas peculiares, praias de areia e o popular Festival de Música de Taiwan, que acontece toda primavera.
Flutuando no Mar do Sul da China, entre Taiwan, Hong Kong e Filipinas, o Parque Nacional Marinho de Dongsha oferece uma perspectiva completamente diferente de aventura ao ar livre. Este atol é um dos mais ao norte do mundo, com recifes de coral preservados, vastas pradarias submarinas e áreas de nidificação para tartarugas marinhas e aves costeiras.
Florestas nacionais e trilhas escondidas
As florestas nacionais de Taiwan, muitas vezes consideradas um segredo bem guardado, são repletas de centros de interpretação que destacam a flora, fauna e cultura florestal da ilha. Elas também são palco de mais de 100 trilhas que integram uma rede nacional criada em 2002.
“Taipingshan e Alishan são minhas áreas de recreação florestal favoritas,” diz Kembel. “Antigas zonas de exploração madeireira, elas têm trilhas fáceis e linhas de trem históricas que atravessam florestas ancestrais de hinoki envoltas por neblina.”
Caminhadas e ciclismo são os meios mais acessíveis para explorar as belezas naturais de Taiwan, mas a ilha também é um paraíso para mergulho, escalada, caiaque e muitas outras atividades.
“Não há maneira melhor ou mais simples de se conectar com a natureza de Taiwan do que caminhando”, afirma Kembel. “A menos de uma hora de Taipei, você pode explorar fumarolas vulcânicas, fontes termais borbulhantes, flores de cerejeira ou penhascos impressionantes à beira-mar.”
Com milhares de trilhas disponíveis, incluindo mais de 900 listadas no aplicativo AllTrails, Taiwan oferece opções para todos os gostos, desde rotas curtas e familiares até o desafiador Taipei Grand Trail, com 92 quilômetros de extensão serpenteando pelas montanhas ao redor da capital.
As 29 etnias indígenas de Taiwan também desempenham um papel importante no cenário de trilhas. Muitas atravessam territórios tradicionais, e tours guiados de vários dias frequentemente incluem pernoites em vilarejos tribais remotos.
Chen destaca a Trilha Histórica Alangyi: “Ela percorre uma das últimas áreas costeiras intocadas de Taiwan, com floresta costeira preservada em baixa altitude. Era usada como rota de transporte pelas tribos indígenas por centenas de anos. Durante o passeio, os visitantes chegam a uma praia de pedras e têm vistas deslumbrantes do Pacífico.”
Para os apaixonados por trilhas, o Baiyue é a cereja do bolo do trekking em Taiwan, oferecendo escaladas em montanhas com mais de 3.000 metros de altura.
Para quem prefere desafios menos intensos, há o Xiao Baiyue abrange trilhas urbanas e suburbanas.
O ciclismo, embora popular, ainda tem espaço para crescimento no mountain biking. No entanto, a costa leste da ilha é ideal para surfe, com ondas de alta qualidade e poucos surfistas. Empresas como a Taiwan Surf Travel organizam pacotes com hospedagem, transporte e equipamentos.
A cidade de Hualien, além de ser um ponto de partida para o surfe, é o portal para aventuras de rafting no rio Xiuguluan. Com suas corredeiras emocionantes, a descida guiada de três a quatro horas inclui uma parada na vila aborígene Amis, acrescentando um toque cultural à experiência.
Taiwan combina natureza exuberante, aventura e cultura, oferecendo um leque surpreendente de possibilidades para os amantes do ar livre.
“Portão do Inferno”, no Turcomenistão, pode deixar de existir; entenda
The post Taiwan se destaca como destino de aventura e bem-estar; entenda appeared first on CNN Brasil V&G.