Paraty é daqueles destinos que nos convidam a viver uma experiência sem pressa, marcada por momentos deliciosos à mesa e à beira-mar. As ruas de pedra do centro histórico ajudam a contar a história do Brasil, as quais, além de abrigarem casas coloniais e igrejas do século 18, são embaladas por muita bossa.
Este também é um resumo do que encontramos na Casa Turquesa, hotel boutique no coração do centro histórico que impulsiona a aura despretensiosa e elegante da cidade.
O hotel foi a minha escolha durante as gravações do CNN Viagem & Gastronomia em Paraty, que faz parte da temporada especial de dois episódios sobre o litoral e o interior do Rio de Janeiro.
A casa não foge à regra do ambiente ao redor: ela ocupa uma mansão restaurada do século 18, bem em frente ao porto e ao mercado de peixes, quase vizinha de um dos cartões-postais, a Igreja de Santa Rita, de 1722.
Suas portas, pintadas em azul turquesa, já entregam que aqui dentro somos envolvidos por uma atmosfera íntima, típica de endereços que nos recebem como velhos conhecidos, como uma casa de veraneio onde o luxo pontuado por pés descalços ganha vida.
Leia mais
-
Roteiro de 3 dias em Paraty: maravilhas históricas, naturais e gastronômicas
-
Litoral do Rio de Janeiro é lar de praias paradisíacas e hospitalidade ímpar
-
Onde comer em Paraty: 10 restaurantes no centro e nas redondezas
Tranquilidade e conforto contemporâneo
-
1 de 4Daniela Filomeno em frente às portas pintadas em azul turquesa do hotel, que fica no coração do centro histórico e a poucos passos dos principais cartões-postais da cidade • CNN Viagem & Gastronomia
-
2 de 4Detalhes do interior de um dos quarto da Casa Turquesa, que disponibiliza nova suítes marcadas por luxo despretensioso e estadias acolhedoras • CNN Viagem & Gastronomia
-
3 de 4Interior da Suíte Branca, que possui closet e banheira de hidromassagem e ainda disponibiliza terraço com vista para as montanhas e para o Centro Histórico • divulgação
-
-
4 de 4Café da manhã da Casa Turquesa é servido diretamente na mesa e não tem hora para acabar • Divulgação
Com vistas para as ruas da cidade e para o pátio da mansão, a Casa Turquesa é dividida em apenas nove suítes, as quais podem variar de 25 a 58 m². A arquitetura colonial é recheada de muito conforto contemporâneo, já que as acomodações são decoradas com um estilo praiano chique e acolhedor, onde a fauna e flora do Brasil estão presentes pelas paredes.
Os quartos, em tons de azul, amarelo, dourado e branco, têm mosquiteiros de artesãos do sul da Bahia. Podemos contar ainda com chapéus de palha e bolsas no estilo dos pescadores locais, feitos por tecelões da Praia do Sono, assim como chinelos, botas de borracha para a estação chuvosa e toalhas de praia.
A mansão restaurada exibe ainda características originais, como paredes de pedra e óleo de baleia, típicas do Brasil colonial. Além das suítes, o casarão abrange lounge, biblioteca, piscina, bar e até uma boutique, garantindo uma atmosfera serena.
Serviço atencioso e legado hospitaleiro
Pela manhã, um café da manhã para lá de caprichado é servido à nossa maneira, e o diferencial é que ele pode ser apreciado a qualquer hora do dia. Chás, cafés brasileiros e sucos de frutas da estação estão entre as opções junto de bolos e preparos caseiros.
Seja na cozinha ou fora dela, a casa prioriza produtores locais, como pescadores e fazendeiros que fornecem matérias-primas sazonais e frescas.
Ao longo do dia, ler um livro à beira da piscina pode ser opção de descanso, mas passeios a pé pela cidade e refeições caprichadas em restaurantes são inevitáveis. Para as melhores dicas, a equipe pode ajudar a organizar o roteiro, assim como agendar passeios pelo mar com o veleiro particular.
Toda essa atmosfera convidativa não existiria se não fosse pelos esforços de Tetê Etrusco, que abriu a Casa Turquesa em 2008 e foi pioneira na hospitalidade de luxo em Paraty. No começo de outubro deste ano, Tetê nos deixou aos 63 anos.
Porém, seu legado continua vivo nesta cidade que ela escolheu jogar âncora após décadas vivendo entre Brasil e França. Bailarina e professora, além de empreendedora, Tetê tinha um espírito nômade, que a fez se apaixonar pela Costa Verde do Rio.
Receber e cozinhar sempre foram suas grandes paixões, o que a motivou a fazer da Casa Turquesa um lar para todos os seus hóspedes. A casa, cheia de personalidade e leveza, é mantida por um staff atencioso que segue os passos de Tetê.
Assim, a garantia de dias cheios de descanso e descobertas livres de preocupação em Paraty fazem parte do DNA da Casa Turquesa.
Casa Turquesa
Rua Dr. Pereira, 50 – Centro Histórico, Paraty – RJ / Tel.: (24) 3371-1037 / WhatsApp: (24) 99852-9189 / Reservas via site.
Rio de Janeiro tem bairro entre os mais badalados do mundo em 2024
The post Em Paraty, Casa Turquesa brilha com luxo despretensioso em casarão restaurado appeared first on CNN Brasil V&G.