A partir desta quarta-feira (16), o Airbnb passa a disponibilizar no Brasil uma rede de coanfitriões para proprietários que queiram dividir a administração de seus espaços.
Agora, a própria plataforma disponibiliza uma lista com potenciais coanfitriões baseada em fatores como localização e avaliações. A conexão e a coordenação das funções ocorre diretamente pelo aplicativo. Antes, o cargo costumava ser de parentes próximos, amigos ou de pessoas contratadas.
Do outro lado, para os hóspedes, a plataforma passa a ser mais personalizada, o que inclui processos de reserva mais simples, com sugestões de destinos e dicas para encontrar acomodações de última hora.
“Queremos personalizar cada vez mais a interação com a plataforma para que seja cada vez mais fácil e intuitivo encontrar o local perfeito. O esforço de personalização vai moldar um novo Airbnb”, diz Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb para a América do Sul.
As novidades fazem parte da “Edição de outubro de 2024” da empresa, evento anual que apresenta novas ferramentas da plataforma.
Leia mais
-
Airbnb tem hospedagem em casa flutuante de "Up" e no Museu da Ferrari
-
Conheça os hotéis que são classificados como Palácios na França
-
Avião do Pateta chega aos céus do Brasil em parceria com a Disney
O Brasil consta como mercado-chave do Airbnb na América Latina. No mundo, a empresa estima que há mais de cinco milhões de anfitriões.
Rede de coanfitriões
Segundo o Airbnb, mais de 10 mil coanfitriões estão disponíveis nos países que possuem a ferramenta. Para o anfitrião, uma lista com indivíduos aptos para a função é disponibilizada. O algoritmo se baseia na localização, na experiência do anfitrião e no tipo de acomodação.
Os coanfitriões ajudam os proprietários a gerenciar as acomodações. O trabalho vai desde a configuração do anúncio até a comunicação com os hóspedes, passando pelas reservas. Os pagamentos são tratados entre as partes e podem ser tanto uma parcela fixa quanto um pedaço do aluguel.
De acordo com o Airbnb, 84% dos coanfitriões já ajudam a gerenciar uma acomodação com o selo Preferido dos Hóspedes, a mais alta distinção da plataforma, e 73% são Superhosts, ou seja, que já são anfitriões muito bem avaliados.
Por enquanto, a rede de coanfitriões está disponível em 10 territórios: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido.
Para anfitriões, ferramentas foram melhoradas com base em feedbacks. Sugestões de preços podem ser adotadas agora em um clique; o painel de ganhos foi simplificado e a comunicação com os hóspedes possui modelos prontos de respostas rápidas que podem ser customizadas.
Personalização para hóspedes
A experiência dos hóspedes na hora de escolher uma acomodação também entra na mira das novidades. A partir de agora, a barra de buscas sugere destinos com base no histórico e nas reservas anteriores.
“Queremos que as pessoas passem mais tempo viajando e não só planejando”, diz Fiamma Zarife. A diretora entrega que, em breve, informações do perfil do hóspede serão usadas para personalizar a experiência, levando em conta indivíduos que gostam de vinhos ou que são mais propensos a viajar com crianças, por exemplo.
A busca por acomodações de última hora fica mais fácil com dicas disponibilizadas e descontos ficam mais em evidência. Uma busca por uma viagem de seis dias, por exemplo, pode ser estendida por mais um dia com o surgimento de um desconto semanal.
Informações relevantes para aquele usuário, como quintal para crianças ou existência de salão de jogos, passam a ficar destacadas no anúncio, e filtros foram redesenhados.
No âmbito das reservas, o Airbnb tem agora uma página mais curta e objetiva para pagamentos. Além disso, novos métodos de realizar as transações estão sendo implementados ao redor do mundo. No Brasil, o Pix é aceito desde julho como método adicional de pagamento. Mais de 280 mil hóspedes já realizaram pagamentos por Pix desde que a ferramenta foi implementada, segundo o Airbnb.
Airbnb no Brasil
O Brasil registrou no ano passado 1,6 milhão de novos hóspedes no Airbnb. “Tal número se traduz em novos anfitriões para renda extra, mais benefícios para hóspedes, como acomodações e diferentes destinos. Também estimula e impulsiona o turismo no país”, diz Fiamma Zarife, a Diretora Geral do Airbnb para América do Sul.
Para este ano, a plataforma divulgou tendências de viagens para o início do verão baseada em buscas com origem do Brasil. Confira abaixo as buscas em alta de destinos nacionais no 3º trimestre para check-in em novembro e dezembro:
- Joinville (SC)
- Fortaleza (CE)
- Itajaí (SC)
- Caucaia (CE)
- Torres (RS)
Confira abaixo as buscas em alta de destinos internacionais no 3º trimestre para check-in em novembro e dezembro:
- Punta Cana (República Dominicana)
- Assunção (Paraguai)
- Santiago (Chile)
- Roma (Itália)
- São Pedro do Atacama (Chile)
Dados internos da empresa apontam que cerca de 80% das noites reservadas para viagens no Brasil são feitas pelos próprios brasileiros. Mais da metade dos anfitriões, cerca de 54%, são mulheres.
Em 2023, hóspedes no Airbnb viajaram para mais de 2.330 cidades em todo o país, número que representa cerca 42% de todas as cidades do Brasil.
Experiências temáticas
Em maio deste ano, as experiências temáticas entraram na rota. Uma nova categoria foi adicionada, que corresponde à seção de “Icônicos”, que disponibiliza hospedagens e experiências que envolvem museus e nomes da música, do cinema, da televisão e dos esportes.
Conheça o Palazzo Talìa, hotel com design do diretor Luca Guadagnino
The post Airbnb lança rede de coanfitriões e aposta em ferramentas mais personalizadas appeared first on CNN Brasil V&G.