A segunda edição do Campos do Jordão Design Festival traz um encontro entre a comunidade de designers e arquitetos do Brasil no interior de São Paulo. A partir desta quinta-feira (29), o evento oferece exposições, instalações, palestras imersivas e gastronomia em diversos locais da cidade. O evento ocorrerá até 1º de setembro.
O público pode aproveitar atividades em meio à natureza, que tomam conta de Campos do Jordão: no Parque Tarundu, no Prana Park, no Pico do Itapeva ou assistir ao pôr-do-sol no mirante do Toriba — que fica a mais de 1700 metros acima do nível do mar.
Leia mais
-
“Mania de você” se passa em resort de Angra dos Reis; veja os melhores na região
-
Ort Hotel alia experiências de bem-estar ao verde da Serra da Mantiqueira
-
Campos do Jordão ganha restaurante temporário do chef Flávio Miyamura
Para destacar ainda mais o potencial de cada região, o festival é dividido em pontos centrais do município, cada um chamado de Hub: o Alto do Lajeado; Capivari; Caminho do Horto; Ort; Morro do Elefante; e Alto da Boa Vista. Com talks e visitas guiadas, sendo todas gratuitas, também há exposições fixas e eventos especiais. Veja lista com detalhes abaixo.
A curadora, artista plástica e empresária Carmem Alvim também convidou grandes nomes do design brasileiro para o festival. Dentre eles, Gustavo Bittencourt, Paulo Alves, Soso Vilela, Ana Neute e Leo Shehtman, marcam presença no evento.
Veja o que cada Hub oferece no Campos do Jordão Design Festival
Alto do Lajeado
Para amantes de natureza e fãs de aventura, o Alto do Lajeado é o local ideal do evento. Com o Parque Tarundu, há esportes radicais para o público se divertir, como tirolesa e arborismo, além de patinação no gelo e trilhas em meio à mata. Na região, também há o Parque Bambuí, que oferece 336 mil m² de área preservada da Serra da Mantiqueira.
Quando o assunto é gastronomia, o público pode passear até a Casa Bambuí, da chef Anouk Migoto, e desfrutar de uma culinária afetiva entre as montanhas. O hub também conta com o Hotel Toriba, inaugurado em 1943, murais do pintor Fulvio Penacchi e arquitetura com toque alpino.
Na estreia do festival, nesta quinta-feira (29), há dois eventos no hub: no Parque Bambuí, a exposição fotográfica “A Paisagem Construída”, com uma visita guiada pela arquiteta, historiadora e curadora da exposição Dra. Flávia Rudge Ramos, às 14h; e no Hotel Toriba, uma visita guiada aos Painéis de Fulvio Pennacchi, às 15h30.
Capivari
No Hub do Capivari, os visitantes podem participar de diversas atividades e atrações, como feiras de artesanato, festivais gastronômicos e apresentações culturais em ambientes abertos. Ainda podem experienciar cafés, restaurantes e lojas nesta área.
A confeitaria Sans Souci Café e Bistro entra para o roteiro. Isso porque, além da decoração que referencia a malharia dos donos, é possível tomar deliciosos cafés e conferir exposições de peças de cerâmica de Eleonora Padovan.
Para quem quer aproveitar a arquitetura contemporânea, a pousada boutique Figuera da Serra oferece um sofisticado design de interiores. Isso porque cada suíte é assinada por um arquiteto específico, como Simone Goltcher, Gigi Gorenstain e Fernanda Moreira. Às 18h desta quinta-feira (29), há uma roda de conversa sobre arquitetura brasileira com o arquiteto Luiz Paulo Andrade e a designer Natasha Schlobach.
Outro hotel participante do programa é o Quebra Noz, ideal para amantes de design e arquitetura. A piscina com vista para as araucárias e os ambientes abrigando peças de Oscar Niemeyer são as provas disso. Além dele, a Pousada Luís XV combina sofisticação e conforto aos visitantes.
Os visitantes podem se hospedar no Espaço Da Vivere, projeto assinado pela arquiteta Denise Rola. Além de sediar uma sessão de autógrafos do Zanini de Zanine, o local também é uma casa de eventos que funciona como mostra de decoração.
Já quando o assunto são compras, o hub do Capivari oferece o Boulevard Geneve. Com diversidade de restaurantes e souvenirs há mais de 30 anos, o ponto é o principal roteiro de aquisições de Campos do Jordão. Há visitas guiadas pelo local a partir desta quinta-feira (29), às 10h, para entender a arquitetura Enxaimel.
Caminho do Horto
O Hub do Caminho do Horto fica próximo ao centro e oferece muita natureza ao público com o Parque da Lagoinha, de 48 mil m². O local possui trilhas ao redor da lagoa.
Além disso, é o cenário ideal para o evento “Mãostiqueiras”, que aproveita lã de ovelhas e também faz parte da programação do festival ao reunir artesãs e designers da região da Serra da Mantiqueira. Ali, há discussão da valorização do trabalho manual e o impacto do artesanato local no design contemporâneo.
Ort
Cenário para uma série de eventos do festival, como a abertura oficial da exposição “Mobiliário brasileiro contemporâneo” e outros diversos talks, o Ort Hotel combina a natureza com um ambiente de luxo e conforto. Construído nos anos 1940 e reformado entre 2020 e 2021, a hospedagem oferece 60 acomodações e sete chalés.
A exposição “Mobiliário Brasileiro Contemporâneo”, que expõe nomes como Zanini de Zanine, Leo Shehtman, Ana Neute, Soso Vilela, Paulo Alves, Gustavo Bittencourt, Alexandre Testa e Victoria Herling da Avva Arquitetura, ocorre na sexta-feira (30), a partir das 15h.
View this post on InstagramA post shared by CJ Design Festival | 2024 (@camposdojordaodesignfestival)
Morro do Elefante
O Morro do Elefante oferece uma vista completa para o Parque do Capivari e boa parte da cidade devido à sua altura elevada. Com um teleférico, o público pode subir até o topo, onde será o encerramento do evento no dia 31 de agosto.
No Restaurante Art BBQ, às 20h, ocorre a balada “Designers on the Rock”, ao som da Banda dos Designers e agregados. É preciso reservar um lugar no site para ter a isenção do couvert artístico no dia.
Alto da Boa Vista
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Restaurante Pontremoli (@restaurantepontremoli)
Este hub fica em uma das áreas mais nobres de Campos de Jordão e engloba o Palácio da Boa Vista, residência de inverno oficial do governados do Estado de São Paulo e um dos cartões-postais da cidade.
Além dele, também há o Museu Felícia Leirner, em homenagem à escultora polonesa radicada no Brasil. O centro abriga mais de 80 obras da artista, mesclando cultura e natureza.
Ali também fica o Restaurante Pontremoli, parceiro do festival, que oferece descontos e experiências aos participantes.
Veja exposições fixas
Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro: Exposição permanente das esculturas de Felícia Leirner;
Museu Casa da Xilogravura: no bairro de Jaguaribe, a 12ª mostra temporária de Joaquim Corrêa Citran celebra 150 anos de Campos do Jordão e também oferece outras mostras, como “100 anos do auto-retrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu”
Palácio Boa Vista e Capela São Pedro Apóstolo: “100 anos do auto-retrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu” também podem ser visitadas neste ponto
SERVIÇO
Campos do Jordão Design Festival
Onde: Campos do Jordão – HUBs: Ort, Morro do Elefante, Capivari, Alto da Boa Vista, Alto do Lajeado, Pico do Itapeva, Caminho do Horto
Quando: De 29 de agosto a 01 de setembro
Inscrição: pelo site.
Programação completa: no site do evento
Brasil tem 19 restaurantes entre melhores do mundo para vinhos
The post Campos do Jordão Design Festival: veja programação e locais do evento na cidade appeared first on CNN Brasil V&G.