O bartender Ryu Komorita, que assina a carta de drinques do restaurante oriental Charm Nomiya, em São Paulo, ganhou a categoria de melhor bartender do Brasil no World Class 2024, importante competição de coquetelaria mundial promovida pela Diageo.
“Vencer o World Class significa uma vitória muito pessoal, mas também o início de um mundo novo, uma vida diferente daqui pra frente. Foi um desafio muito difícil, mas acho que é só o começo”, comentou Ryu sobre a conquista na competição.
Leia mais
-
Teorias da construção da coquetelaria: como funcionam as famílias de coquetéis?
-
A arte da hospitalidade: as descobertas de Thiago Bañares no Japão
-
Em Ipanema, Nossa Senhora da Paz é o quarteirão dos bons bares e botecos
O premiado bartender também passou pelo SubAstor e no bar El Lequio, em 2022, que fica na ilha japonesa de Okinawa. A carreira internacional dele, inclusive, ganha um próximo capítulo.
Em setembro, ele viaja a Xangai, na China, onde disputa a etapa global do World Class e o título de bartender mais completo do mundo em 2024.
Ryu guarda muitas referências de uma coquetelaria de excelente qualidade em São Paulo. Confira a seguir suas dicas.
Veja os bares indicados por Ryu Komorita, em São Paulo:
-
SubAstor
Um bar que respeita e homenageia os biomas e ingredientes brasileiros. Pioneiro da alta coquetelaria no Brasil, foi onde construí grande parte da minha base no mundo da coquetelaria.
View this post on InstagramA post shared by SubAstor (@subastor)
Da nova carta gosto muito do Mata Atlântica, que é ácido, cítrico e frutado. Feito com whisky Bulleit Bourbon, aguardente de pera e orange bitter.
Além desses, indico o Bijoux Caju, um clássico do bar. Ácido e frutado, é feito com gin, chartreuse amarelo, amêndoas, licor de lúpulo, limão-taiti e borbulhante de caju.
SubAstor: Rua João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo/Tel.: (11) 94364-3170 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: de terça-feira, das 16h às 23h; de quartas e quintas-feiras, das 16h à 0h; às sextas-feiras, das 14h à 1h; aos sábados, das 12h à 1h; aos domingos, das 12h às 20h. Veja todas as unidades aqui.
-
Paradero 52
Um pequenino bar supernovo em São Paulo, mas com uma coquetelaria e comida incríveis! Na minha opinião, uma das grandes promessas desse ano.
View this post on InstagramA post shared by Paradero.52 (@paradero.52)
Palomita é o drinque que mais gostei da carta da casa, dentre tantos outros muito bem elaborados. É um coquetel que une intensidade com tequila premium, suco grapefruit e um toque de pipoca.
Paradero.52: Rua Antonio Bicudo, 51, São Paulo/ Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 19h às 00h.
-
The Punch Bar
Bar do meu grande amigo Ricardo Miyazaki, que te transporta para a atmosfera dos pequenos bares escondidos de Tóquio, no Japão.
View this post on InstagramA post shared by The Punch Bar (@thepunchsp)
Da carta de autorais incrivelmente extensa, destacam-se o Kurobune, uma variação de Boulevardier (irmão do negroni feito com whiskey) supersaborosa; e o Green Garden, um drinque super-refrescante que leva shissô.
The Punch Bar: R. Manuel da Nóbrega, 76, Lj.17 — Paraíso, São Paulo/ Tel.: (11) 3508-8629/ Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 18h às 00h; aos sábados, das 17h às 00h.
Irmãos Roca e The Macallan abrem restaurante dentro da destilaria
The post Onde os bartenders bebem? Com Ryu Komorita, campeão do World Class 2024, em SP appeared first on CNN Brasil V&G.