Uma das cidades mais vibrantes de toda a América Latina, Cartagena é também um celeiro de bons restaurantes e bares. Enquanto sua história é preservada na cidade amuralhada, novos capítulos são escritos com a ajuda de chefs e bartenders locais, que nos oferecem o melhor dessa região caribenha da Colômbia.
Sempre fico fascinada com as cores, a energia e os sabores que Cartagena me presenteia. Não foi à toa que a cidade ganhou dois episódios especiais durante a quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia, em que mergulhei em sua história, hotéis, praias e em seus ingredientes.
Leia mais
-
Além de Cartagena: uma viagem por praias e ilhas do Caribe colombiano
-
As cores e os sabores de uma Cartagena histórica fora do óbvio
-
Cartagena das Índias é convite para calor e mergulho na história colonial espanhola
Ideal para ser curtida durante as férias, ou até mesmo para ser aproveitada em um feriadão prolongado, Cartagena é um destino onde calor, agito, frutos do mar fresquíssimos e drinques surpreendentes são sempre garantidos.
A seguir, confira 15 restaurantes e bares para colocar na sua lista em uma próxima viagem à Cartagena:
Restaurantes em Cartagena
-
Celele
Atualmente no 16º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, a casa no colorido bairro de Getsemani é fruto da pesquisa do chef Jaime Rodriguez pelos sabores e ingredientes da costa caribenha da Colômbia. As criações contemporâneas do chef tentam traduzir esta porção do Caribe por meio de seus ingredientes e combinações. O resultado é uma refeição provocativa e sensorial.
Um exemplo é o caranguejo de São Bernardo, arquipélago bem próximo de Cartagena, que é combinado com uma receita de ensopado chamado de “machucado de ají dulce”, típico de Montes Maria, região agrícola dos arredores. Frango crioulo confitado, burrata com leite de búfala e lagosta com kimchi caribenho também estão entre as opções.
Celele: Calle del Espíritu Santo, Cra. 10c #29-200, Getsemaní, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h; fechado aos domingos.
-
Rabo de Pez
View this post on InstagramA post shared by Rabo de pez Restaurante (@rabodepez)
Novidade no centro histórico, o Rabo de Pez é capitaneado pelo chef Alejandro Ramirez Gomez, natural de Bogotá, que faz aqui uma cozinha de autor influenciada por técnicas francesas e japonesas. Da cozinha, saem pratos baseados em ingredientes colombianos locais e sustentáveis.
A casa se estende por dois andares e é uma das primeiras da região a maturar peixes no próprio salão. Dentre os itens de entrada, dão as caras a arepa de mandioca com carpaccio de picanha maturada e o tartare de sépia. Entre os principais há desde polvo no carvão com mil-folhas de batata defumada até pescado do dia com crocante de arroz negro e ainda costeleta de porco e panceta suína com pêssegos em conserva.
Rabo de Pez: Edificio Andian, Cl. 32 #5 – 09 Local 3, El Centro, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 19h às 23h; fechado aos domingos.
-
Alma
Situado dentro da Casa San Augustín, hotel boutique no centro histórico, o Alma apresenta uma cozinha costeira do Caribe e do Pacífico colombiano, em que ingredientes do mar e da terra são priorizados, com destaque para os frutos do mar superfrescos. O chef Heberto Eljach busca a interação da nova gastronomia colombiana com técnicas italianas e francesas para traduzir os pratos locais.
Empanadas de lagosta e ceviche no coco com base de camarão e polvo acompanhado de torresmo de porco crocante são alguns dos itens. De prato principal, o pescado do dia sempre é boa pedida junto dos arrozes caldosos. De sobremesa, não há erro com as frutas com merengue.
Alma: Calle de la Universidade #36-44, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 12h às 23h para almoço e jantar; música ao vivo de quarta-feira a sábado, com som cubano das 19h30 às 22h30.
-
Salón Tropical
View this post on InstagramA post shared by Salon Tropical (@salon_tropical_)
Com uma unidade em Bogotá, o Salón Tropical desembarcou neste ano em Cartagena em pleno bairro de Getsemani com uma casa de pegada despretensiosa, ampla e arejada. Da cozinha, saem frutos do mar frescos provenientes de pescadores locais.
Fazem parte do menu ceviches, crudos, tiraditos, tartare e tostadas, assim como pratos grelhados que abrangem carnes bovinas, peixes e mariscos, como camarões, polvo, costela e wagyu. Em certos dias da semana, o ambiente é embalado por uma trilha sonora ao vivo.
Salón Tropical: Cra 10c, Cl. de la Lomba #28-36, Getsemaní, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 23h; domingo e feriados, das 12h às 17h.
-
Candé Restaurante
Localizado no bairro San Diego, o Candé tem como missão servir uma comida 100% de Cartagena. Ceviches, entradas com lula, camarão e mexilhão, arepas de ovo com carne, diferentes arrozes e porções grandes de peixes podem traduzir bem o objetivo.
A “lagosta ditadora” também é destaque: é uma lagosta grelhada com camarão e lula em molho cremoso com rum local que acompanha arroz de coco e banana verde frita. Vale destacar que a casa também trabalha com menu vegano e vegetariano e abre a partir do café da manhã.
Restaurante Candé: San Diego, Cra 10, Cl. de la Serrezuela #No 39-02, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 7h às 23h; quinta a sábado, das 7h às 23h30; domingo, das 7h às 22h.
-
Carmen Restaurante Cartagena
Dentro de uma casa intimista e aconchegante, o Carmen é um dos restaurantes mais gostosos de Cartagena. O salão se estende em três ambientes diferentes, onde são servidos pratos contemporâneos com sabores colombianos. Espere no menu criações com caranguejo, pargo, lagosta, pato e barriga de porco frita.
Acompanhados por drinques autorais e uma carta de vinhos selecionada, os pratos refletem os sabores da região e o trabalho de artesãos, pescadores e agricultores dos arredores.
Carmen: Calle 38 # 8-19, Calle del Santísimo, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: almoço de quarta a sexta-feira, das 12h às 15h, e de sábado e domingo, das 12h30 às 15h30; jantar de segunda a quinta-feira e domingo, das 18h30 às 22h, e de sexta e sábado, das 18h30 às 22h30.
-
Mistura
Com unidades também em Medellín e em Barranquilla, o Mistura é um restaurante de conceito nikkei, ou seja, que faz uma fusão da culinária japonesa com a peruana, mas aqui também com toques colombianos. No cardápio, brilham itens com frutos do mar e peixes.
Diferentes tipos de sushi, ceviches, risotos, saladas e carnes ainda recheiam o menu. A casa é conhecida por ser uma das mais queridas por turistas e regularmente leva agito aos comensais com música ao vivo.
Mistura Cartagena: Calle Segunda de Badillo, em frente ao parque Fernández de Madrid, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 12h30 às 23h; quinta e sexta, das 12h30 à 0h; sábado, das 12h30 às 16h e das 19h à 0h; domingo e feriados, das 12h30 às 23h.
-
Juan del Mar
View this post on InstagramA post shared by Juan Del Mar (@juandelmarcartagena)
O Juan del Mar é um dos mais típicos restaurantes de Cartagena e entre os melhores de frutos do mar da região. Conhecido pelo ambiente festivo, ele fica em uma casa histórica na Plaza San Diego.
Camarões, peixe branco, polvo, lulas, atum e lagostas são protagonistas da casa, mas também ganham espaço no menu entradinhas, sopas, saladas, massas e pizzas gourmet de massa fina. No bar, dominam os drinques autorais, vinhos e licores.
Juan del Mar: Plaza de San Diego 8-12, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h.
-
La Cocina de Pepina
Referência gastronômica em Cartagena, a casa de poucos lugares no bairro de Getsemani é uma boa dica para experimentarmos uma comida colombiana caseira e saborosa. O restaurante honra o legado de María Josefina Yances Guerra, socióloga e cozinheira que se destacou com pesquisas e práticas culinárias sobre o Caribe colombiano.
Pimentões recheados, berinjela em conserva, ceviche de corvina, camarão ao molho de abacate e bolinhos de banana-da-terra fazem parte de uma bandeja de entradas. Já entre os pratos principais, uma das pedidas mais típicas é a galinha ensopada com coco e vegetais.
La Cocina de Pepina: Calle 25, #9-6, local 2, Getsemani, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: domingo e segunda das 12h às 16h; terça a sábado das 12h às 16h e das 19h às 21h30.
-
Mar y Zielo
View this post on InstagramA post shared by Mar y Zielo (@maryzielorestaurante)
No coração do centro histórico se encontra o La Escribana, casarão preservado que abriga hoje o Mar y Zielo, liderado pela chef Maria Stella Zapa Fernandez. O local tem três ambientes, incluindo cava, salão principal e rooftop, em que ganha destaque a cozinha de autor com foco no território colombiano.
As entradas podem abranger crudo do dia e pescada branca com coco e patacón; já os principais misturam de tudo um pouco: o prato “Exploracion” chega à mesa com frango, porco, milho e hogao (típico molho colombiano), e o “Titote Mar y Terra” vem com mariscos, torresmo e arroz de coco.
Mar y Zielo: Casa La Escribana, Calle Del Arzobispado, Cra. 5 #34-63 Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira, das 18h30 às 22h; quarta e quinta, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h; sexta e sábado, das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; domingo e segunda, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h.
Leia mais
-
Cidade mais antiga da Colômbia é entrada para maravilhas naturais, cafés e ancestralidade
-
San Andrés: por que escolher o caribe colombiano para suas próximas férias
-
‘Encanto’ e a Colômbia que inspirou o realismo mágico da nova animação da Disney
Bares em Cartagena
-
Alquímico
O Alquímico é daqueles lugares que colocaram a coquetelaria de Cartagena no mapa mundial. Situado em um casarão de três andares na Calle del Colegio, ele é atualmente o 9° melhor bar do mundo na lista do 50 Best Bars, considerado também o melhor bar de toda a América do Sul.
Cada andar possui diferentes tipos de coquetelaria, cenário ideal para experimentarmos diferentes drinques ao longo da noite. Do primeiro andar, batizado de Inferno, passamos para o Purgatório e, finalmente, chegamos ao Céu. Drinques inspirados na Colômbia são melhor aproveitados no primeiro nível, com música alta e energia animada, mas se desejar coquetéis mais clássicos, é só subir alguns lances de escada.
Alquímico: Calle del Colegio #34-24, Centro, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 18h.
-
El Coro Lounge Bar
Imagine um bar que ocupa o antigo coral de um convento. Assim é o El Coro Lounge Bar, no térreo do Sofitel Legend Santa Clara, icônico hotel de Cartagena que guarda uma história de mais de 400 anos.
Com uma atmosfera relaxada, o bar apresenta coquetéis autorais e clássicos, ótimo para pedir mojitos e pisco sour. Para acompanhar, o menu apresenta algumas tapas — pense em ceviche, coquetel de camarão, batatas com trufas, tartare e jamón ibérico. De quebra, a música ao vivo deixa hóspedes e não hóspedes animados para começar a noite.
Vale dizer que o hotel ainda possui o Botika, bar no rooftop com vistas para o mar, e o restaurante 1621, considerado um dos melhores da cidade.
El Coro Lounge Bar: dentro do hotel Sofitel Legend Santa Clara / Horário de funcionamento: todos os dias, das 15h à 0h.
-
El Barón Cafe & Cocktail Bar
Em plena Plaza de San Pedro Claver, a pequena e descolada casa está entre os 500 melhores bares do mundo, segundo a lista Top 500 Bars. É um dos grandes exemplos da coquetelaria moderna de Cartagena, com drinques clássicos e autorais, a exemplo do Rosarito, que leva mezcal, abacaxi, suco de limão, um pouco de açúcar, bitter picante, angostura e sal defumado.
Com poucas mesas em seu interior e outras na calçada, o endereço tem carta com sabores arrojados. Além das bebidas, o menu é regido por tapas e comidas bem temperadas para serem beliscadas.
El Barón Cafe & Cocktail Bar: Plaza San Pedro Claver Cra. 4 #31-7, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 16h à 0h; quinta e sábado, das 11h à 1h; domingo, das 11h à 0h.
-
Agua de Leon – Bar Restaurante
View this post on InstagramA post shared by AGUA DE LEON ® (@aguadeleonrestaurante)
Em Cartagena, a junção de uma loja descolada com um restaurante moderno no centro histórico resulta no Agua de Leon. A casa apresenta uma decoração contemporânea com toques de sofisticação, em que atrai bastante gente jovem, o que explica a música alta em certas ocasiões.
Barriga de porco, tiradito, lobster roll, patatas bravas e hambúrguer estão no cardápio junto de uma carta de drinques autorais e clássicos. Se quiser apostar em um doce, a sobremesa assinatura da casa é o bolo tres leches.
Agua de Leon – Restaurante Bar: Calle de Ayos 4-46, Cartagena das Índias, Colôlmbia / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h.
-
Café Havana
Situado em uma esquina de Getsemani, o Café Havana foi um dos responsáveis por agitar o bairro e por colocá-lo na rota turística da cidade. Com música ao vivo todas as noites e uma carta com foco em mojitos, o bar é como um pedacinho de Cuba em plena Cartagena.
Isso significa que as filas podem ser grandes, mas uma vez lá dentro, a festa dura madrugada adentro, regada também a cuba libre, daiquiri e outros coquetéis clássicos embalados pelo som de bandas animadas de salsa. Uma taxa de entrada é cobrada.
Café Havana: esquina da Cra. 10, Getsemani, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, a partir das 20h.
The post Onde comer e beber em Cartagena: 15 restaurantes e bares na cidade appeared first on CNN Brasil V&G.