A 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade de Minas Gerais: a culinária e as montanhas.
O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.
A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 – e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local. “Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel.
À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais — como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor — as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.
Leia mais:
-
João Diamante, da favela ao “Oscar” da gastronomia mundial
-
Lasai é o único brasileiro da 1ª parte da lista de 100 melhores restaurantes do mundo em 2024
-
Don Julio é o melhor restaurante de carnes do mundo pelo 2º ano consecutivo
Programação gastronômica
O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.
As atrações serão divididas em:
● Restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento;
● Exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019;
● Mercearia com produtos e quitandas típicos da região;
● Cozinhas-show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.
Festival de Gastronomia de Montanha e 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha: Vereador Inimar Novaes de Campos s/n Vale das Hortências, Alto Caparaó – MG
Dia 24: 17h às 23h
Dia 25: 11h às 23h
Dia 26: 11h às 17h
Entrada gratuita
The post Parque Nacional do Caparaó terá Festival de Gastronomia no próximo final de semana appeared first on CNN Brasil V&G.